Passo 2 (Equipe)
|
Paulo Freire
|
Piaget
|
Platão
|
|
|
Atuação dos pensadores
|
Jean
Willian Fritz Piaget Nasceu em 9 de Agosto de1896 em Neuchâtel na Suíça e
faleceu na Genebra em 16 de Setembro de 1980
|
|
|
|
Perfil
|
Um epistemólogo
Suíço, considerado e professor de língua e
literatura medievais.
|
É considerado um dos principais pensadores
gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental.
|
|
|
Âmbito Educacional
|
Paulo
Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo
influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
A sua
prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o
objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética.
|
Em (1919-1921) se revela importante especialmente pelo
encontro com
Theodore, que lhe possibilita investigar o pensamento
infantil, e descobre na criança pequena uma forma própria de raciocínio.
|
A
educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral., deveria
dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.
|
Ler os artigos a seguir e realizar um debate considerando até o ponto a
teoria de Pierre Bourdieu pode ser adotado para o funcionamento do sistema
educacional no Brasil.
Falando sobre a desigualdade escola pública e particular
Ao vermos os artigos e o vídeo podemos ver que o
sociólogo francês bourdieu defendia suas teses e objetivos com firmeza,
coerência e conhecimento. Para o autor não importava o que ele falava e ou
defendia e a quem iria doer se
A opinião do autor era muitas vezes contrariadas e
também não era muitas vistas por serem categórico as suas opiniões, um grupo
passou a entender e concordar com as suas teses e uma delas seria os alunos são
vistos e julgados pelas quantidade
De conhecimento que já trazem seus lares e que os
filhos de papai são os que conseguem os benefícios criados pelo governo para os
de baixa renda, por serem mais bem preparados do que os pobres.
O bourdieu tinha uma visão que a escola não é neutra,
nem é justa, que não promovia a igualdade de oportunidade e que era transmitido
o conhecimento de forma diferente e a sua cultura de cada classe era dominada.
A escola deve ser tratada de maneira igual com
os mesmos direitos e deveres mesmo que sejam diferente social, que por sua vez são
mais privilegiados os que têm herança cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário