Piaget
Biografia
Biografia
Jean Willian Fritz Piaget
Nasceu em 9 de Agosto de1896 em Neuchâtel na Suíça e faleceu na Genebra em 16
de Setembro de 1980 foi um epistemólogo Suíço, considerado.
Um
dos mais importantes pensadores do século
XX. Filho de Arthur Piaget, professor de língua e literatura
medievais, e de Rebecca Suzane, uma das primeiras socialistas Suíças.
Piaget
vive sua infância e adolescência em Neuchâtel onde,
aos onze anos de idade (1907), publica o primeiro relato sobre um pardal albino.
Em
(1919-1921) se revela importante especialmente pelo encontro com Théodore Simon,
que lhe possibilita investigar o pensamento infantil, e descobre na criança
pequena uma forma própria de raciocínio. Estas pesquisas
resultam na publicação de três artigos. Suas primeiras pesquisas em psicologia, como coordenador do
Instituto Jean-Jacques Rousseau, resultam em um ciclo de cinco publicações: A linguagem e o pensamento na
criança (1923); O raciocínio da criança (1924); A representação do mundo na criança (1926); A causalidade física na criança (1927); e O julgamento moral na criança (1931).
Além de suas pesquisas, Piaget mantém atividades como
professoras e assume as cadeiras de "Filosofia da Ciência, de Psicologia e
de Sociologia" na Universidade de Neuchâtel. Em 1929, assume também a
cadeira de "História do Pensamento Científico", e continua ensinando
"Psicologia da Criança" no Instituto
Jean-Jacques Rousseau. É também nesse ano que
Piaget assume a direção do Bureau
Internacional de Educação, vinculado à UNESCO. A década de 1920 é representativa,
também, na vida pessoal de Piaget. Em 1924, casa-se com Valentine Châtenay, com
quem tem três filhos: Jacqueline (1925), Luciene (1927) e Laurent (1931).
Através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde
propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: os
estágios sensório - motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal. Piaget influenciou a educação de maneira profunda.
Para ele as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar.
Aos professores, cabia
aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos. Piaget desenvolveu em suas pesquisas a teoria
da construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia genética,
seu foco principal foi o sujeito Epistemológico o qual foi estudado pelo método
clínico desenvolvido pelo próprio Piaget. A teoria explica como o conhecimento
é adquirido e montado em nossa psiquê, desde
a primeira infância até a maturescência
humana. A obra deste estudioso é reconhecida em todo mundo, pois contribui para
compreensão da formação e construção do intelecto.
Através
desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em
cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação
através das características específicas de cada uma destas fases observadas,
por Piaget, em seus estudos. Ao entender como acontece o processo de construção
do conhecimento pode-se desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes a fim
de aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes. Como exemplo,
um de seus alunos, Reuven Feuerstein, desenvolveu a Teoria da modificabilidade cognitiva
estrutural. Esta afirma que a inteligência humana pode ser estimulada e que
qualquer indivíduo, independente de idade e mesmo considerado inapto, pode
adquirir a capacidade de aprender.
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